LIFE Seminar | 26 de Novembro 2019

No próximo dia 26 de Novembro o ciclo de seminários do grupo de investigação LIFE vai contar com a presença de Graziela Mello Vianna, Investigadora Visitante no ICS-ULisboa, que irá apresentar o seu trabalho Samba e Jazz além-mar: a chegada das “novas músicas” das Américas no Velho Continente. A entrada é livre.

life 26 nov hor (1).jpg

Este trabalho apresenta parte dos achados da pesquisa desenvolvida pela investigadora entre 2018 e 2019 em Paris e Lisboa, como investigadora visitante do ICS-ULisboa. Graziela Mello Vianna se interessa pelos vestígios da chegada do samba e do jazz no período entre-Guerras nas  “paisagens textuais urbanas” atuais de Lisboa e Paris (MELLO VIANNA, VAZ, SANTOS, 2017). O período entre-Guerras é um período de profundas transformações estéticas em Paris, capital referência para outras cidades europeias, dentre elas Lisboa, e do mundo. Transformações que passam pela nova paisagem sonora, com a receptividade e o interesse dos parisienses pela música popular advindas de outras culturas; pelas novas danças sociais (tais como o charleston, o samba, o lindy hop) relacionadas a estas músicas praticadas nos bailes e transformadas em espetáculo nos music halls; pela moda, que libera o corpo feminino para dançar livremente; pelas artes gráficas e na arquitetura que, sob a influência do art déco, “simplificam” as formas românticas art nouveau. Em que medida tais transformações nesses elementos das paisagens textuais urbanas de Paris e de Lisboa se relacionam com as novas músicas das Américas? Quais são os rastros dessa paisagem textual do período entre-Guerras na paisagem contemporânea urbana atual em Paris e Lisboa? Além de apresentar a definição de “paisagens textuais”, essas são algumas das perguntas que a investigadora buscou responder por meio do percurso metodológico desenvolvido ao longo da pesquisa, a ser apresentado na ocasião do seminário.


Graziela Mello Vianna é Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil), onde coordena o grupo de investigação Escutas, certificado pelo CNPq. Leciona disciplinas relacionadas ao som, ao rádio, à linguagem sonora, às paisagens urbanas e à memória. É Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É investigadora do Grupo de Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e do grupo de pesquisa Aproximações entre Desenho e Acontecimento da Escola Guignard  da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) no Brasil. Publicou recentemente o livro Imagens sonoras no ar: a sugestão de sentido na publicidade radiofônica (EDUSP, 2017). Atualmente, desenvolve pesquisas na França – onde participa do projeto Places Publiques e do projeto PIMI (Patrimoine – Image- Médias – Identité) – e em Portugal,  onde participa do projeto AMOPC (Arquivo da Memória das Profissões de Comunicação), na Escola Superior de Comunicação Social (IPL-Lisboa). Foi investigadora visitante do Instituto de Ciências Sociais de Lisboa e da Université Lyon 2.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s