O desenvolvimento social dos valores na infância e na adolescência

139.pngAlice Ramos é socióloga e investigadora no ICS-ULisboa.


Clave_1A Europa enfrenta múltiplos desafios no domínio da integração da diversidade social e cultural com impacto transversal nas várias gerações, quer nos contextos nacionais, quer no plano das relações entre os diferentes países. O projeto de investigação CLAVE: O Desenvolvimento Social dos Valores Humanos na Infância e na Adolescência, estuda a origem dos valores humanos, o seu desenvolvimento durante a infância e a adolescência (dos 6 aos 14 anos), bem como o seu impacto nas representações de justiça, nas atitudes face a diferentes grupos sociais (e.g. idade, género, nacionalidade) e no bem-estar numa perspetiva transnacional.

Ao ser desenvolvido em Portugal e em três outros países europeus, os dados recolhidos no âmbito deste projeto permitirão avaliar o papel da cultura no processo de formação e desenvolvimento dos valores humanos e adquirir um melhor entendimento das dinâmicas atuais e antecipação das dinâmicas futuras de inclusão e exclusão no espaço europeu. Com o conhecimento gerado, pretende-se em última análise informar as políticas públicas nacionais e europeias que visam a construção de sociedades mais inclusivas.

Coordenado por Alice Ramos (Investigadora Principal, ICS-ULisboa) e Ricardo Borges Rodrigues (Co-Investigador Responsável, ISCTE), este projeto reúne uma equipa de especialistas na área da sociologia, psicologia social do desenvolvimento, psicologia do desenvolvimento e serviço social que, ao longo de 3 anos (2018-2021), vai avaliar crianças e adolescentes, pais e professores, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/SOC -SOC/30635/2017).

Na primeira fase deste projeto será adaptado e validado um instrumento de avaliação dos valores humanos em crianças – o Picture-Based Value Survey for Children (PBVS-C) – desenvolvido na Alemanha e já validado noutros países (e.g., Brasil, Bulgária, Estados Unidos da América, Estónia, Israel, Itália, Nova Zelândia, Polónia, Turquia) numa amostra de crianças do 1º ciclo. Uma vez validado o instrumento, pretende-se levar a cabo um estudo longitudinal com mais de 1000 crianças a frequentar agrupamentos escolares das regiões de Lisboa e Vale do Tejo.

Numa segunda fase, serão realizadas entrevistas e administrados questionários a pais e professores para a análise do papel dos processos de socialização em contexto familiar e escolar na formação e desenvolvimento dos valores humanos.

Com o CLAVE pretendemos contribuir também para o desenvolvimento dos sistemas educativos contemporâneos potenciando o seu impacto positivo no futuro dos jovens portugueses e europeus.

1Neste momento estamos a fazer uma revisão sistemática da literatura sobre os valores na infância e adolescência e a recolher dados no Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre. O desafio lançado aos encarregados de educação de aproximadamente metade dos alunos do 1º ciclo foi amplamente aceite. Mais de 88% aceitou participar no projeto CLAVE! Já avaliámos 148 crianças do 1º ciclo que farão parte da amostra que permitirá validar o PBVS-C. A seguir, vamos para o Agrupamento de Escolas Passos Manuel. Outros Agrupamentos de Escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo deverão iniciar a colaboração com o nosso projeto ainda antes do final do ano.

Mais informações sobre o projeto e sobre iniciativas de divulgação de resultados podem ser consultadas no site do CLAVE e nas redes sociais  – Facebook e Twitter.


Como citar este artigo: Ramos, Alice (2019). O desenvolvimento social dos valores na infância e na adolescência. Life Research Group Blog, ICS-Lisboa, https://liferesearchgroup.wordpress.com/2019/11/20 20 de novembro (Acedido a xx/xx/xx)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s