LIFE Seminar | 03 de Dezembro 2019

No próximo dia 03 de Dezembro vamos contar com a presença de Lanka Horstink, investigadora no ICS-ULisboa, que irá apresentar o seu novo projeto Participatory performance assessment: of small-scale sustainable farming initiatives in Portugal, financiado pelo programa Estímulo ao Emprego Científico 2017, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Sociologia-CEECIND/01132/2017).  A entrada é livre.

LIFE 26 nov hor_001.png

Utilizando como enquadramento ‘sensibilizante’ uma análise crítica da economia política da comida, com este estudo pretendo construir um inventário de iniciativas alimentares e agrícolas em Portugal de pequena/média escala e que tenham uma reduzida pegada socio-ecológica, quer seja intencional ou concreta. Juntamente com as iniciativas identificadas, tão diversas quanto possível, quero co-criar e testar uma matriz do seu desempenho socio-ecológico (participatory performance assessment matrix) com o fim de caracterizar e avaliar o potencial de diferentes iniciativas sustentáveis, colocando-as num espectro de atributos tanto ecológicos como democráticos. Espero com a matriz também isolar os factores que facilitam bem como as barreiras ao desenvolvimento de iniciativas agro-alimentares ditas ‘fortemente’ sustentáveis.


Lanka Horstink é investigadora auxiliar no ICS-ULisboa. Formada inicialmente em Psicologia Social e Gestão de Projetos, Lanka Horstink tem larga experiência na área das dinâmicas de grupo e a educação informal de adultos. Após uma carreira na área da comunicação, trabalhou como coordenadora de campanhas (Campanha dos Oceanos da Greenpeace e Campanha pelas Sementes Livres), educadora de adultos, e dinamizadora comunitária. Pelo seu trabalho em defesa das sementes tradicionais, recebeu o 1º prémio Terre de Femmes em 2014. Depois de concluir o doutoramento em Sociologia em 2019 com uma dissertação sobre a qualidade ecológico-democrática da economia política do sistema alimentar, trabalhou, em representação da FEUP-UPorto, como investigadora e líder de tarefa (WP2) do projeto H2020 “PROSEU”, levando a cabo uma revisão do estado da arte e um inquérito a nível europeu sobre as formas coletivas de auto-consumo de energias renováveis. Presentemente, no ICS-ULisboa, a sua investigação pós-doutoral visa avaliar a qualidade ecológico-democrática e os respetivos critérios de avaliação participativa para o desenvolvimento bem-sucedido em Portugal de iniciativas agro-alimentares fortemente sustentáveis e de pequena escala.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s