LIFE Seminar | 10 de Dezembro 2019

No próximo dia 10 de Dezembro o ciclo de seminários do grupo de investigação LIFE vai contar com a presença de Flávia Brocchetto Ramos, Investigadora Visitante no ICS-ULisboa, que irá apresentar o seu trabalho (em co-autoria com Lovani Volmer) A voz e o protagonismo de estudantes juvenis brasileiros: análise do projeto “Outros olhares”. A entrada é livre.

LIFE 10 dez_001

Este estudo discute a importância da narrativa literária na constituição do sujeito e analisa, em uma perspectiva discursiva, textos multissemióticos produzidos, em 2018, a partir da leitura de contos de Machado de Assis, a fim de averiguar, pela atualização dos conflitos da obra machadiana, a posição axiológica de jovens, seu olhar sobre si e o outro, seus hábitos culturais, seus posicionamentos ideológico-políticos, seus traços identitários, seus sonhos e utopias. Esse projeto de leitura, denominado “Outros Olhares”, é realizado, anualmente, desde o ano de 2002, com alunos de Ensino Médio, em uma escola comunitária da região metropolitana de Porto Alegre – RS, e remete a uma perspectiva possível de escolarização da literatura, capaz de promover autoconhecimento, participação ativa, crítica e criativa de jovens, favorecendo a diversidade, a aprendizagem significativa e colocando o professor como mediador do processo.


Flávia Brocchetto Ramos é Pesquisadora CNPq. É Doutora em Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, pela PUCRS. É Graduada em Letras e em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul-RS. Atua como professora e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul-RS, nos programas de Pós-graduação em Educação e em Letras, e nos cursos de graduação em Biblioteconomia, Pedagogia e Letras. Pesquisa em especial temas ligados à leitura, à infância e à literatura.

Lovani Volmer é Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul. É Graduada em Letras – Português/Alemão, pela Unisinos (1994), especialista em Informática Educativa pela Feevale (2001), mestre em Letras, com ênfase em Leitura e Cognição, pela UNISC (2008). É professora na Universidade Feevale, onde já foi coordenadora do curso de Letras e diretora pedagógica da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação. Atualmente atua nos cursos de graduação em Letras e Pedagogia, nos projetos de extensão “O mundo em NH: refugiados e migrantes, uma questão de Direitos Humanos”, “Jovem Aprendiz Feevale” e “Da Rua Para-Noia”, bem como no Mestrado Profissional em Letras. Possui longa experiência na educação básica, tanto na docência quanto na gestão, e pesquisa especialmente os seguintes temas: letramento e alfabetização; leitura e alfabetização; leitura e formação do leitor; leitura do texto literário no contexto escolar; PNBE; formação de professores.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s