LIFE nas CIÊNCIAS SOCIAIS EM PÚBLICO

Ciências Sociais em Público é uma parceria entre o ICS-ULisboa e o jornal Público, que resultou na publicação semanal de artigos temáticos no suplemento P2, ao longo de um ano, assinados por investigadoras e investigadores do ICS-ULisboa, com base em resultados de projetos de investigação que desenvolvem. Foram vários/as os/as investigadores/as do Grupo de Investigação LIFE – Percursos de Vida, Desigualdades e Solidariedades: Práticas e Políticas que participaram desta iniciativa, e cujos artigos voltamos a disseminar, agora no seu conjunto, um total de 10 textos.


Público – P2 | 21-03-2021
Série CIÊNCIAS SOCIAIS EM PÚBLICO (LI)
«Masculinidades sob escrutínio: o debate sobre a residência alternada»
Artigo de Vanessa Cunha

“Entre 2018 e 2020, a sociedade portuguesa foi palco de um (in)tenso debate. Uma petição entregue na Assembleia da República pedia a alteração do Código Civil quanto ao “exercício das responsabilidades parentais em casos de divórcio”. Seguiu-se uma onda de contestação, por quem entendia a reivindicação como inconciliável com a proteção das vítimas da violência familiar. Porquê esta contestação? E porque é que o debate continua em aberto?”


Público – P2 | 14-03-2021
Série CIÊNCIAS SOCIAIS EM PÚBLICO (L)
«O “paradoxo do omnívoro” ou como seria bom não ter de escolher»
Artigo de Vasco Ramos

“Os seres humanos têm um sem-número de formas de comer e de organizar as suas práticas alimentares. Nunca como hoje tiveram ao seu dispor tantos alimentos e tanta informação sobre o que comer. Persistem sérios problemas de acesso a uma alimentação condigna, em boa parte do mundo, sobretudo na África e na América do Sul, e também entre nós. Mas em que medida a condição de omnívoro contribui para a angústia face às escolhas alimentares?”


Público – P2 | 24-01-2021
Série CIÊNCIAS SOCIAIS EM PÚBLICO (XLIII)
«Desafios e dilemas nas relações durante o confinamento»
Artigo de Rita Gouveia

“Quase um ano depois do início do “terramoto” pandémico e perante um novo recolhimento obrigatório, olhamos para a diversidade de experiências do primeiro confinamento — de Março a Maio 2020 — e para os desafios na gestão das relações próximas, dentro e fora do agregado doméstico. Vivências diferentes partilham um dilema comum: living apart together ou living together apart?”


Público – P2 |27-12-2020
Série CIÊNCIAS SOCIAIS EM PÚBLICO (XXXIX)
«À roda dos valores em Portugal: Os valores humanos durante a infância e a adolescência»
Artigo de Iva Tendais

“Este artigo é sobre um projeto de investigação centrado nos valores das crianças e dos adolescentes, bem como nos fatores que os influenciam e que são por eles influenciados. Esta é a história de um projeto marcado pela pandemia de covid-19 e no qual participaram já mais de 4000 pessoas.”


Público – P2 | 11-10-2020
Série CIÊNCIAS SOCIAIS EM PÚBLICO (XXVIII)
«Um retrato da saúde mental na comunicação social em Portugal»
Artigo de Pedro Alcântara Silva

“Que visibilidade e que características tem a informação sobre saúde mental na comunicação social? Que contributos dá para a literacia em saúde mental e para a formação de atitudes sobre a doença mental e os seus doentes?”


Público – P2 | 04-10-2020
Série CIÊNCIAS SOCIAIS EM PÚBLICO (XXVII)
«Famílias multiespécies e a reinvenção da vida frágil»
Artigo de Verónica Policarpo

“Quão interligadas estão as vidas de humanos e de outros animais? Habitando mundos de afetos mais ou menos intensos, e de várias latitudes, compreender a complexidade das relações interespécies implica olhar para aquilo que une uns e outros, na sua condição de fragilidade partilhada, enquanto seres vivos num planeta em risco.”


Público – P2 | 27-09-2020
Série CIÊNCIAS SOCIAIS EM PÚBLICO (XXVI)
«Cem anos de lutas femininas e feministas em Portugal: o exemplo das pioneiras»
Artigo de Anne Cova, Isabel Freire e Vanda Gorjão

“Da implementação da República à Revolução dos Cravos, várias associações femininas e feministas lutaram pelos direitos das mulheres. Durante o Estado Novo, este ativismo foi silenciado, mas as suas protagonistas continuaram a associar-se em prol da democracia. O vanguardismo e o mérito das ações de algumas destas mulheres do século XX vêm sendo reconhecidos. Mas são ainda muitos os percursos esquecidos em arquivos dispersos e por abrir.”


Público – P2 | 26-07-2020
Série CIÊNCIAS SOCIAIS EM PÚBLICO (XVII)
«Trabalho: perante a incerteza, os mais novos procuram ser “felizes naquilo que fazem”»
Artigo de Vítor Sérgio Ferreira

“Se a insegurança e o risco estão em todos os caminhos disponíveis, porque não estudar e/ou fazer o que realmente se gosta, em vez de optar por rumos que, supostamente, conferem maiores garantias, como seja um percurso no ensino superior? Porque não explorar uma prática que dê prazer e que, quem sabe, pode vir a tornar-se um trabalho de onde certamente se obterá um sentimento de realização pessoal e profissional?”


Público – P2 | 28-06-2020
Série CIÊNCIAS SOCIAIS EM PÚBLICO (XIII)
«A pandemia e os perigos de uma distopia digital: colonizando pelo algoritmo?»
Artigo de José Luís Garcia 

“Como influenciam a nossa realidade social a computação, o big data e os algoritmos? Será que estas novidades tecnológicas constituem ou integram um poder que está sem limites? Precisamos de abrir a caixa negra computacional, digital e algorítmica. Colocá-la sob um quadro de imaginação e regulação pautado por valores democráticos. E não pelo aumento do poder económico, político e policial.”


Público – P2 | 31-05-2020
Série CIÊNCIAS SOCIAIS EM PÚBLICO (VIX)
Artigo de Ana Patrícia Hilário

“Em Portugal são escassos os estudos acerca das crianças que sofrem de dor crónica. Este desconhecimento leva a uma incompreensão do problema, seja na comunidade médica ou na sociedade civil”

Projeto de investigação “Tornar visível o invisível: uma análise das experiências familiares da dor crónica pediátrica em Portugal”, desenvolvido no âmbito do Estimulo ao Emprego Científico 2017 financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.


Um pensamento sobre “LIFE nas CIÊNCIAS SOCIAIS EM PÚBLICO

  1. Pingback: Ambiente, Território e Sociedade na iniciativa “Ciências Sociais em Público” – Blogue ATS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s