Tendo como foco transversal as profundas transformações recentemente havidas nos percursos de vida dos indivíduos, o GI LIFE desenvolve pesquisa em torno de quatro áreas principais, as quais cruzam diferentes idades da vida, regimes de transição e esferas sociais:
1) Infância, juventude, vida familiar e relacional: a produção social das infâncias e das relações entre e com crianças; transições da infância para a juventude; identidades e culturas juvenis; educação, formação e aprendizagens; experiência escolar, escolhas vocacionais e transições para o mercado de trabalho; formas de consumo e de lazer juvenis; pluralização das formas familiares, da maternidade e da paternidade; formas de conciliação entre família e trabalho; desigualdades de género no trabalho pago e não pago; famílias, pobreza e a reprodução das desigualdades; solidariedades e desigualdades intergeracionais e intrageracionais; mobilidades globais e famílias transnacionais; políticas de educação, de juventude, de género e de família; redes sociais e formas associativas; relações pessoais, emoções e afetos entre humanos e entre humanos e animais.
2) Fertilidade, envelhecimento, saúde e bem-estar: evolução da fecundidade e das intenções reprodutivas; envelhecimento demográfico, sistemas de cuidados e Estado-Providência; envelhecimento e sistema de pensões; envelhecimento, turismo e bem-estar; envelhecimento, saúde física e mental e dependência; representações sobre a saúde e a doença física e mental; práticas de prevenção e promoção da saúde e do bem-estar subjetivo; desigualdades no acesso aos sistemas de saúde e aos cuidados médicos; saúde, doença e políticas públicas;
3) Géneros, corpos e sexualidades: representações, valores e atitudes perante o corpo; práticas de manutenção e modificação corporal; masculinidades, feminilidades e diversidade de género; comportamentos sexuais, media e mudança social; discriminação de minorias LGBTI+; cidadania íntima, sexualidades e direitos.
4) Media, tecnologias, culturas e estilos de vida: condições sociais e desigualdades nas práticas culturais; o papel dos media na construção social dos valores e das identidades; a revolução digital e impactos na cultura, no trabalho e nos grupos profissionais; diferenças e desigualdades intra e intergeracionais nos usos dos media e do mundo digital; políticas públicas de promoção do acesso à cultura e ao mundo digital.
With a transversal focus on the deep-reaching transformations that have recently taken place in individuals’ life paths, LIFE’s research covers four main areas, all of which cross different life stages, transition regimes and social spheres:
1) Childhood, youth and family and relational life: the social production of childhoods and of relationships between and with children; transitions from childhood to youth; youth identities and cultures; education, training and learning; academic experiences, vocational choices and transitions to the labour market; forms of youth consumption and leisure; the pluralisation of family, formats and forms of motherhood and fatherhood; ways of reconciling family and work; gender inequalities in paid and unpaid work; families, poverty and the reproduction of inequalities; inter and intragenerational solidarities and inequalities; global mobilities and transnational families; education, youth, gender and family policies; social networks and forms of association; personal relationships, emotions and forms of affection between humans and between humans and animals.
2) Fertility, ageing, health and well-being: the evolution of the birth rate and reproductive intentions; demographic ageing, care systems and the Welfare State; ageing and the pension system; ageing, tourism and well-being; ageing, physical and mental health and dependency; representations regarding health and physical and mental illness; practices regarding the prevention of illness and the promotion of health and subjective well-being; inequalities in access to health systems and healthcare; health, illness and public policies.
3) Genders, bodies and sexualities: representations, values and attitudes with regard to the body; body maintenance and modification practices; masculinities, femininities and gender diversity; sexual behaviours, media and social change; discrimination against LGBTI+ minorities; intimate citizenship, sexualities and rights.
4) Media, technologies, cultures and lifestyles: social conditions and inequalities in cultural practices; the role of the media in the social construction of values and identities; the digital revolution and impacts on culture, work and professional groups; intra and intergenerational differences and inequalities in uses of the media and the digital world; public policies for promoting access to culture and the digital world.