O futuro em aberto: diversidade e desafios da inserção dos jovens no mercado de trabalho

Entre 16 e 20 de Julho o ICS-ULisboa participou mais uma vez na iniciativa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Cientifica de Jovens nas Férias, com um estágio promovido pelo Observatório Permanente da Juventude com a temática – O futuro em aberto: diversidade e desafios da inserção dos jovens no mercado de trabalho.

No final da semana, os alunos foram convidados a escrever um post sobre a sua experiência para o blogue LIFE Research Group. A investigadora responsável pelo estágio acrescentou uns parágrafos de enquadramento ao post.​

********

O futuro em aberto: diversidade e desafios da inserção dos jovens no mercado de trabalho

Tatiana Ferreira, investigadora ICS-ULisboa

Organizar um estágio direcionado a alunos do ensino secundário é sempre um grande desafio, sobretudo na procura de uma temática que vá ao encontro dos seus interesses e expectativas. Com base nos resultados de pesquisas desenvolvidas recentemente no Observatório Permanente da Juventude surgiu o tema O futuro em aberto: diversidade e desafios da inserção dos jovens no mercado de trabalho, para uma semana de atividades com estudantes do ensino secundário.

Os jovens tiveram a oportunidade de ser investigadores durante uma semana e desenvolver um mini projeto de investigação sociológica. Aprenderam como os cientistas sociais estudam e compreendem a realidade social, acompanhando as etapas de um processo de pesquisa, desde a definição de um problema e de hipóteses de partida até à aplicação de alguns métodos e técnicas de investigação científica.

Durante uma semana tiveram oportunidade, por exemplo, de construir e aplicar um inquérito on-line, preparar um guião e realizar uma entrevista.

Ao longo de todas as atividades desenvolvidas durante a semana, os jovens aprenderam sobre a importância das palavras, dos conceitos e de como são definidos os indicadores estatísticos, evidenciando sempre a importância da ciência na produção de conhecimento que informe as políticas públicas na área da juventude.

Neste sentido, na apresentação realizada no final da semana, para além dos resultados da sua pesquisa, os jovens enunciaram também algumas pistas para a intervenção na área das políticas públicas de juventude.

A organização e dinamização deste estágio proporcionaram um convívio diário com estes jovens que foi, também, uma aprendizagem muito enriquecedora enquanto investigadora. Isto porque comunicar ciência para públicos não académicos é um desafio, sobretudo quando falamos com jovens sobre temáticas que lhes dizem respeito. Trata-se de um momento privilegiado que nos permite discutir e refletir em conjunto com eles sobre as suas preocupações, expetativas e ambições, bem como identificar novas dinâmicas e pistas de análise.


As expetativas dos jovens sobre o mercado de trabalho

Alexandra Ratão, Pedro Gaspar e Vasco Pestana Couto, estudantes do ensino secundário

No âmbito do estágio Ciência Viva no Laboratório realizado no ICS foi desenvolvido o projeto “Mercado de Trabalho: as expectativas dos jovens” com o objetivo de responder à questão “Quais as expectativas dos jovens sobre o mercado de trabalho?”.

Começámos por analisar dados estatísticos de forma a obter o BI dos jovens em Portugal, de seguida elaboramos um inquérito dirigido a jovens entre os 15 e os 24 anos, que foi divulgado através das redes sociais, e para o qual obtivemos 72 respostas válidas.

As principais conclusões que retiramos do inquérito foram:

Quanto ao percurso escolar, a maioria dos jovens inquiridos ainda estuda e procura áreas como as ciências e as tecnologias.

Relativamente ao percurso no mercado de trabalho, a maioria dos jovens ainda não teve qualquer experiência profissional, mas espera vir a enfrentar algumas dificuldades na sua integração no mercado de trabalho, sobretudo a falta de emprego em Portugal (56,9%) e as baixas remunerações (41,7%) (Fig.1).

Figura 1 – Que dificuldades pensas vir a enfrentar no mercado de trabalho em Portugal?

fig1

Fonte: Inquérito: “Mercado de Trabalho: as expectativas dos jovens” no âmbito do Estágio Ciências Viva no Laboratório, 2018

Perante estas dificuldades, os inquiridos pensam utilizar como principais estratégias sair de Portugal (54,2%), criar a própria empresa ou emprego (36,1%) ou trabalhar numa área que não a da sua formação (27,8%) (Fig.2).

Figura 2 – Que estratégias pensas adotar para ultrapassar essas dificuldades?

fig2.png

Fonte: Inquérito: “Mercado de Trabalho: as expectativas dos jovens” no âmbito do Estágio Ciências Viva no Laboratório, 2018

As profissões mais desejadas pelos mesmos são na área da medicina e da gestão, e as mais inovadoras e inesperadas são por exemplo “crítico de gastronomia”, “produtor musical” e “funcionário de agência de viagens” (Fig. 3).

Figura 3 – Profissões de sonho

 

empreendejaTivemos ainda oportunidade de entrevistar a Dra. Sílvia Costa e a Dra. Susana Rosa, técnicas responsáveis pela iniciativa “Empreende Já”, coordenada pelo IPDJ, na qual obtivemos informação para o nosso projeto, sobre esta iniciativa e sobre o perfil dos candidatos à mesma.

Após a conclusão do nosso trabalho, deixámos pistas para possíveis investigações relacionadas com o tema. Deveria ser aprofundada a questão de quais os cursos com mais saída profissional em Portugal (com o objetivo de perceber se correspondem aos interesses dos jovens).

Como pistas de intervenção, consideramos pertinente uma maior preocupação com a migração dos jovens e ainda um incentivo ao crescimento das pequenas e médias empresas nacionais (para que se internacionalizem e sintam necessidade de empregar mais jovens).

A realização deste estágio fez-nos aperceber de certas realidades sobre a juventude e a sua relação com o mercado de trabalho assim com nos proporcionou novas técnicas de recolha de dados e utilização das mesmas na realização de projetos nesta e noutras áreas.


Como citar este artigo: Ferreira, Tatiana; Ratão, Alexandra; Gaspar, Pedro; Pestana Couto, Vasco (2018) O futuro em aberto: diversidade e desafios da inserção dos jovens no mercado de trabalhoLife Research Group Blog, ICS-Lisboa, https://liferesearchgroup.wordpress.com/2018/08/15 15 de agosto (Acedido a xx/xx/xx)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s